14/09/2009

Estamos em Março de 1958.
Estou sentado à secretária numa sala de aula vazia do liceu Técnico-Profissional McKee em Staten Island, Nova Iorque. (....)
Hoje de manhã vou ter de tomar decisões. Não tarda, a campainha vai começar a tocar. Vão entrar de rompante e o que irão dizer, se me virem à secretária? Olhem, ele está a esconder-se. São peritos em professores. Estar sentado à secretária significa que está com medo ou que é preguiçoso. Está a utilizar a secretária como barreira. O melhor é sair daqui e ficar de pé. (...) Um erro cometido logo no primeiro dia demora meses a recuperar.


Os miúdos que vão entrar têm 16 anos, ou seja, há onze anos que andam na escola, desde o jardim infantil até aqui. Por isso, os professores, vão e vêm, todos os tipos de professores, novos, velhos, duros, meigos. Os miúdos observam, examinam, julgam. Conhecem a linguagem corporal, sabem interpretar o tom de voz e, em geral, a atitude do professor. (...) Onde é que eu arranjei coragem para pensar que seria capaz de lidar com adolescentes americanos? Ignorânia. Foi daí que veio a minha coragem. (...)

Aí vêm eles. A porta bate contra a pequena prateleira por baixo do quadro, levantando uma nuvem de pó de giz. Entrar numa sala é coisa complicada. Porque não podem simplesmente entrar, dizer Bom dia e sentar-se? Não, nem pensar. Têm de dar empurrões e cotoveladas. Troçam uns dos outros, insultam-se, ignoram o segundo toque, demoram séculos a sentar-se. (...) falam com os amigos que estão do outro lado da sala, acomodam-se nas mesas que são demasiado pequenas para eles, esticam as pernas, riem-se se alguém tropeça. Olham para a janela, (...), olham por cima da minha cabeça ou para os quadros colados à parede por Miss Mudd, já reformada, de Emerson, Thoreau, Whitman, Emily Dickinson e - como é que ele veio aqui parar? - Ernest Hemingway(...) Escavam as suas iniciais nos tampos das mesas com canivetes, declarações de amor com corações e setas ao lado das marcas há muito deixadas pelos seus pais ou irmãos.(...)
Irrompem assim pela sala adentro cinco vezes por dia. Cinco turmas, trinta a trinta e cinco alunos em cada turma. .(...)
~
Frank McCourt

Sem comentários: